Outubro Rosa: Clube Esperia promove ações de conscientização

O 1° de outubro dá início a campanha de conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste mês, é destacado a importância dos exames - mamografia e autoexame - e um atendimento preciso e atento.

O Clube Esperia terá uma programação especial para também promover a conscientização sobre o câncer de mama. No sábado, 1º, será feita a entrega da fitinha rosa, símbolo da campanha, na Portaria Social, a partir das 10h. A iluminação pelo Clube também estará rosa durante todo o mês.
As turmas de Ginástica e Musculação realizarão aulas temáticas, pela Semana do Outubro Rosa de 10 a 14 de outubro. Já o Vôlei realizará o Festival Outubro Rosa; data ainda a ser confirmada.

Faça o autoexame
Além dos exames, é imprescindível ter uma rotina de hábitos saudáveis que combine alimentação e exercícios físicos. Lembre-se sempre de buscar ajuda profissional em caso de dúvidas.
Conhecer o próprio corpo é importante para reconhecer qualquer sinal de anormalidade. O autoexame não substitui uma mamografia ou outros exames específicos. Ainda assim, é uma alternativa recomendada. Saiba como fazer.

1. Com espelho

Faça uma observação em frente ao espelho com os braços caídos, levantados e abertos. Observe tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, saliências ou rugosidades.

1. Em pé

Faça a palpação de pé, durante o banho. Posicione a mão esquerda atrás da cabeça e, cuidadosamente, palpe a mama esquerda usando movimentos circulares de cima para baixo.

1. Deitada

Deite-se e posicione a mão esquerda na nuca; use uma almofada ou toalha para ficar confortável. Palpe a mama esquerda com movimentos circulares de cima para baixo. Repita na mama direita. Em caso de detecção de alterações, consulte o ginecologista.