Bravos e guerreiros corredores

O Atletismo do Esperia formou um verdadeiro time de feras. Ivanildo, Marcelo, Antonio, Levi, Edinaldo, Claudenildo e Elóia têm levado as cores do Clube às principais provas do calendário paulista e brasileiro com excelentes resultados.

Garra e determinação não faltam a cada um desses atletas. Eles enfrentam dificuldades, superam obstáculos, chegam ao limite do próprio corpo, mas não desistem. “Somos gratos por contar com a infraestrutura de um clube como o Esperia que, além de uma Pista de Atletismo de nível internacional, oferece ajuda de custo e, o mais importante, o incentivo para subirmos cada vez mais alto no pódio”, disse Antonio Fernandes. O atleta começou a correr há sete anos, sozinho, pelas ruas da cidade. “Para adquirir condicionamento físico, eu corria por avenidas como a Radial Leste”. Hoje, no Esperia, adquiriu técnica e conseguiu baixar seus tempos.
Treinados pelo professor Marcos Feitosa, os sete atletas estão quase que diariamente na Pista, faça chuva, faça sol. Este, aliás, é um dos maiores desafios para quem realmente se dedica ao esporte, pois não é nada fácil enfrentar os treinos ao ar livre em dias mais frios ou chuvosos. Para esses atletas, isso é o de menos. Imagine que dois deles, Ivanildo Dias de Souza e Marcelo Cosme Dias, correm todas as noites e madrugada adentro. Eles são coletores de lixo, trabalham das 20h às 5h percorrendo cerca de 27 Km diariamente pelas ruas da cidade. Em dias de provas, saem direto do trabalho para a competição, que chega a durar até 2 horas.

-Ivanildo tomou gosto pelas corridas em 2005, quando participou pela primeira vez da Corrida de São Silvestre. “Depois disso, não parei mais”. Em 2010, passados cinco anos da primeira participação em uma São Silvestre, e desta vez já no pelotão de elite, Ivanildo alcançou a 24ª colocação. “Hoje treino para chegar entre os primeiros”. Casado e pai de dois filhos, o atleta já incentiva o mais velho, Gabriel, de 10 anos, a seguir seus passos. Tanto que o menino vem participando de maratonas infantis.
Marcelo tem mais tempo de “estrada”. Corre há 20 anos e já coleciona diversos títulos.

Há três meses no Esperia, disse ter encontrado o lugar ideal para aprimorar seus treinos. “Aqui, recebo muito incentivo e conto com uma excelente infraestrutura”.
Coletor de lixo, assim como Ivanildo, tem orgulho da sua maratona esportiva e
profissional. Para o Esperia, não faltam motivos também para se orgulhar desses verdadeiros heróis das pistas e das ruas.
Confira o histórico de conquistas de alguns destes atletas:
Ivanildo Dias de Souza:
– 3 vezes campeão do “Circuito das Estações Adidas 10km”;
– 2 vezes campeão da corrida “corpore Centro Histórico 9km”;
– Campeão “12km Abertura do Circuito Corpore – Wallmart”;
– Campeão “Corrida Corpore Coop – Mexa-se 10km”;
– 25ºcolocado “São Silvestre”
Marcelo Cosmo Dias:
– 21º colocado “Maratona de São Paulo”;
– 8º colocado “Meia Maratona de Balneario Camburiú”

Antonio Fernandes Arruda
– Vice-campeão “Meia Maratona das Pontes”;– 9º colocado “Meia Maratona de Blumenal”
– Vice-campeão “Track & Field Campinas Shopping Galleria”;
– Vice-campeão Braskem Eco Run;
– 3º colocado “Fila Night Run – Campinas”

Prof. Marcos Feitosa (Técnico de Atletismo IAAF Nivel ll – CBAT 1037)