OBRAS DA REFORMA DA PISTA DE ATLETISMO

Fase atual: aplicação da selagem sobre a borracha

Próximos passos -  Fase final: aplicação da resina superior

Previsão de término: 15 dias, podendo haver atraso em função de chuvas e contratempos de manutenção

Circuito alternativo: durante essa fase de obras há um novo circuito criado especialmente para atender aos associados praticantes das atividades na pista

Em continuidade às informações sobre as obras da reforma da PISTA DE ATLETISMO, o departamento de patrimônio do Clube Esperia e fornecedores seguem trabalhando, ressaltamos que o prazo inicial estimado para a conclusão das obras acabou dilatado em função dos trabalhos de recuperação, além de alguns dias chuvosos que tivemos.

A pista de atletismo passa atualmente por um processo de preparação do piso, que, ao final, receberá a aplicação de uma nova camada superior de resina, aumentando a absorção de impactos e proporcionando maior nível de conforto para os usuários. Nosso fornecedor chama este processo de “re topping”.

Assim, o que para alguns pode parecer “remendos”, efetivamente é um processo de recuperação de rachaduras e também dos desgastes naturais em função da utilização, bem como a eliminação de degraus, provocados pelo desnivelamento das bases de concreto, agravados pelo alagamento sofrido no início do ano e por raízes de árvores.

As obras, hoje, em execução estão diretamente relacionadas com a opção adotada na época de sua construção, há alguns anos. Na ocasião, adotou-se a metodologia de moldagem in loco, utilizando-se grânulos de borracha reciclada, recobertos por uma camada superior de resina PU/EPDM, sobre contrapiso de concreto. Tal metodologia tem a vantagem de oferecer uma solução com boa durabilidade e possibilidade de recuperação, garantindo maior sobrevida ao produto.

Não haverá a troca do piso. Estimamos que a troca do piso teria um custo de 4 a 5 vezes o investimento atual, o que inviabilizaria totalmente o projeto.

Estamos entrando na fase final, com a aplicação da selagem sobre a borracha para, posteriormente, aplicar a resina superior. Este material é bastante sensível à água e, portanto, não pode ser aplicado se houver previsão de chuva.

A possibilidade de reforma da pista de atletismo tão querida e importante para a formação de nossos atletas, veio através da valorosa parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, através do edital nº 7. A empresa responsável por esse serviço é a Recoma, que foi vencedora do pregão eletrônico com o valor total de execução de R$ 268.983,00.

Confira aqui algumas fotos que ilustram as obras em andamento.

DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO

Fotos abaixo: PREPARAÇÃO E CONCRETAGEM DOS TRECHOS QUE EXIGIRAM RECUPERAÇÃO /APLICAÇÃO DE BORRACHA SOBRE O CONCRETO / APLICAÇÃO DA SELAGEM

Por promenade / Editor, bbp_participant, author, contributor on nov 10, 2020