Dúvidas? Entre em contato: (11) 2223-3310 / cadastro@esperia.com.br

Dicas para manter uma postura correta

Uma boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência. É sinônimo de saúde.
Na maioria dos casos, a má postura corporal é causada por maus hábitos, que exigem um pouco de esforço em sua correção.
A postura humana ideal provém do alinhamento de três curvaturas do nosso corpo: a cervical (curvas do pescoço), a torácica (meio das costas) e a lombar (parte inferior das costas).
A má postura pode trazer inúmeros efeitos indesejados para o corpo, afetando algumas funções fundamentais, como digestão, respiração, evacuação, ligamentos, músculos e articulações.
Em longo prazo, a postura incorreta pode causar até dores na mandíbula e na região lombar, interferência nos nervos e mau funcionamento do intestino, além de problemas mais conhecidos, como escoliose, lordose e cifose.
Confira algumas dicas para manter uma boa postura corporal:
Em pé
Para melhorar a postura em pé, nunca o famoso termo “peito pra fora, barriga para dentro” fez tanto sentido. Mantenha a cabeça alta, ombros para trás, peito para fora e estômago para dentro.
Ao se sentar
Muitas pessoas que passam horas na frente do computador se queixam de dores na coluna. A melhor forma de se sentar é deixando a cadeira próxima à mesa de trabalho. As costas devem estar retas e totalmente apoiadas no encosto. Uma boa dica é deixar a cadeira numa altura que permita o apoio dos cotovelos na mesa em um ângulo próximo a 90 graus e deixe os ombros fiquem relaxados. Os pés devem ficar apoiados sobre o chão ou em um apoio apropriado. As pernas também devem formar um ângulo de 90 graus. De tempos em tempos, é bom interromper o trabalho para levantar e esticar o corpo.
Ao abaixar
Ao abaixar para pegar algum objeto, procure manter o alinhamento apropriado. A dica é não se curvar. Para abaixar com mais conforto o ideal é flexionar e apoiar os joelhos no chão.
Outra forma, de manter as suas costas longe das dores é praticar exercícios físicos regularmente.
E lembre-se: lesões e dores são evitadas com o devido cuidado!

Sobre o Autor

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on abr 12, 2012

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Skip to content