O Programa de Iniciação Desportiva do Clube Esperia (PIDE), tem como objetivo principal, contribuir para a formação global da criança, desenvolvendo os aspectos motores, cognitivos e socioafetivos. O PIDE conta com uma programação variada, empolgante e diferenciada, proporcionando atividades especialmente elaboradas durante o ano todo, para crianças dos 03 aos 10 anos de idade. A cada mês os alunos terão a oportunidade de vivenciar duas modalidades esportivas, natação e lutas (Judô e Capoeira).

O PIDE está dividido da seguinte maneira:

BABY (03 e 04 anos): Desenvolvimento das habilidades motoras básicas (andar, correr, saltar, girar, lançar e pegar, etc.) e das atividades aquáticas.
*Desenvolvimento das habilidades manipulativas, locomotoras de estabilização e aquáticas, trabalhando esportes e lutas de maneira lúdica.

KIDS (05 e 06 anos): Vivência das habilidades motoras específicas, desenvolvimento de atividades aquáticas, com raquetes, com bolas, jogos cooperativos e vivências corporais (ginástica rítmica e ginástica artística).
Aprimoramento e especificação das habilidades motoras através dos esportes, atividades aquáticas e lutas.

TEEN (07 a 10 anos): Aulas específicas de iniciação para crianças nas modalidades de handebol, futsal, futebol, basquete, natação, voleibol, atletismo, tênis e ginástica artística no decorrer no ano.
Aulas específicas de iniciação das modalidades esportivas, fazendo com que o aluno já tenha um direcionamento para a modalidade que deseja praticar.