Tiro com Arco Paralímpico: Heriberto Roca revelação esperiota

Campeão Parapan-Americano, tricampeão Paulista e bicampeão brasileiro Indoor.  Esses são apenas alguns dos diversos títulos que Heriberto Roca conquistou nos últimos anos. Integrante da nossa equipe de Tiro com Arco Paralímpico, o atleta tem se firmado com um dos grandes nomes da modalidade e um dos destaques do nosso projeto de formação de atletas em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes - CBC.

Heriberto é uma das grandes revelações do Tiro com Arco, mas ingressou no mundo esportivo como atleta de Basquete em Cadeira de Rodas. “Em 1999, aos 17 anos sofri um acidente de carro e fiquei paraplégico. O esporte teve um papel fundamental no meu processo de superação. Comecei a jogar basquete em cadeira de rodas e entrei para a seleção brasileira. Consegui os títulos mais importantes do esporte paralímpico, disputei as Paralimpíadas de Athenas e Pequim (Beijing), os mundiais na Holanda e Japão e os Jogos Parapan-Americanos na Argentina, no Brasil e no México”, revela.

Após 15 anos de dedicação ao Basquete o atleta decidiu que era hora de se aventurar em uma nova modalidade. “Em 2016 comecei a praticar o Tiro com Arco e em 2017, a convite do Reinaldo Augusto Nunes (Coordenador do Departamento de Tiro com Arco do Esperia), vim conhecer o Clube. Fiquei encantado, me apaixonei na mesma hora. Toda a infraestrutura que o Esperia disponibiliza não tem igual em nenhum outro clube brasileiro. Não consigo me imaginar em outro lugar, aqui é minha segunda casa.”, comenta Heriberto.

Com uma rotina de treinos intensa, acompanhada de perto pelo técnico esperiota Claudio Contrucci, em apenas três anos Heriberto já acumula conquistas importantes no currículo, a mais recente foi o título de campeão nos jogos Parapan-Americanos, disputado em agosto na cidade de Medellin, na Colômbia. Além do ouro na categoria Dupla Mista, ele também levou o bronze na categoria Equipe Masculina e ficou em 5º lugar no Geral Individual.

Mas engana-se quem pensa que Heriberto está satisfeito com os 8 títulos que faturou esse ano, ele quer mais! “Minha expectativa é representar o Brasil nas Paralimpíadas de 2020. Agora estou focado nas duas próximas competições que acontecerão em 2019: o Campeonato Sulamericano e o Mundial. Espero conseguir bons resultados que me levem a garantir um lugar na seleção nos Jogos de Tóquio”, diz o esperiota.

“Parabenizo o Heriberto pelas conquistas e estaremos na torcida para que ele garanta uma vaga nos Jogos Paralímpicos de 2020.  Este é o Esperia rumo à Tóquio!”, comenta o presidente do Clube, Osmar Monteiro.

Por promenade / Editor, bbp_participant, author, contributor on set 19, 2018