Natação – Esperia na liderança do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas 2017

Na última semana, a equipe de Natação do Esperia disputou mais duas etapas do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas e assumiu a liderança! Na quinta-feira (11/05) a equipe participou da Maratona Nacional de Foz do Iguaçu, pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro, na distância de 10 quilômetros. No sábado (13/05), também em Foz do Iguaçu, os nadadores competiram na prova de cinco quilômetros, pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil, simultaneamente.
“Nossos atletas da Natação têm participado de diversas competições e sempre voltam para casa com muitas medalhas. O Esperia sagrou-se campeão absoluto, campeão Infantil, campeão Junior e campeão Juvenil das duas etapas, resultados espetaculares. Não poderíamos estar mais felizes”, orgulha-se o diretor de Atividades Aquáticas do Clube, Cristiano Kapp.
De acordo com o Cristiano, o Esperia teve muitos atletas se destacando durante a competição. “No masculino tivemos alguns destaques. No Juvenil 10km Leonardo Gonçalves  ficou em 1° lugar e nos 5km Henrique Augusto, estreante no circuito brasileiro, ficou em 2°. No Junior nossas estrelas que recém chegadas da seleção brasileira, Mateus Massami e Henrique Figueirinha nas provas doa 10 e 5km ficaram em 2° e3° respectivamente.  Já na equipe feminina a Maria Fernanda Schimidt garantiu a medalha de prata em sua categoria”, diz
O Campeonato Brasileiro é composto por diversas etapas. Em 2015, alcançamos o 5º lugar geral por equipes (Campeão Brasileiro Infantil 2015), já em 2016 ficamos com o 2º lugar geral por equipes (Bicampeão Infantil 2015/2016 e Vice-Campeão Juvenil), se os ótimos resultados continuarem, tudo indica que este ano temos grandes chances de conquistar o 1º lugar e vencer a competição.
O investimento na formação de atletas nas modalidades Olímpicas de Atletismo, Basquete,  Ginástica Rítmica, Natação, Tiro com Arco e Tênis, fazem parte do projeto “Esperia Rumo à Tóquio”, aprovado pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC e, como o próprio nome já diz, visa formar atletas de alto rendimento que possam nos representar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
Sobre o Comitê Brasileiro de Clubes
Desde janeiro de 2014, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC passou a fazer parte do sistema nacional do esporte, pela nova legislação esportiva conhecida como Nova Lei Pelé. A entidade recebe via Ministério do Esporte, 0,5% dos recursos das loterias da Caixa Econômica Federal.
O CBC coordena a distribuição dos recursos públicos única e exclusivamente para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes esportivos sociais. Para participar do processo de seleção, os clubes montam projetos de acordo com o edital de chamamento divulgado pelo CBC e, se aprovado, recebem o dinheiro.
Quanto aos projetos, a diretoria técnica é responsável por todas as fases da descentralização, desde a proposta de editais e suas fases para classificação na sequência, como também todas as fases do convênio – celebração, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas.
No Brasil, são os clubes os responsáveis pela formação de atletas de ponta. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, dos atletas brasileiros que participaram 77% eram de clubes. Em Londres, em 2012, esse número subiu para 87%. Além disso, o clube é local de relações sociais, culturais, recreativas, de lazer e educativas.

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on maio 17, 2017