Natação – Atletas se destacam em diferentes competições

No dia 19 de março, o Clube Esperia sagrou-se Campeão Brasileiro Absoluto da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, em Porto Belo-SC. Foi um feito histórico dos nossos atletas, comissão técnica, diretores e para o Clube em nível Nacional, já que nunca havíamos alcançado este resultado.
O campeonato é composto por diversas etapas e ser campeão da 1ª etapa aumenta ainda mais a expectativa para o resultado final do Campeonato Brasileiro.  Em 2015, alcançamos o 5º lugar geral por equipes (Campeão Brasileiro Infantil 2015), já em 2016 ficamos com o 2º lugar geral por equipes (Bicampeão Infantil 2015/2016 e Vice-Campeão Juvenil). A expectativa é que este ano possamos atingir o almejado 1º lugar.
Nossos atletas agora se preparam para a Seletiva do Mundial de Maratonas Aquáticas, que será realizada na Hungria e é válida pelo Campeonato Brasileiro de Maratona Aquáticas. A 2°etapa acontecerá no dia 11 de maio (10km) e a 3°etapa no dia 13 de maio (5km) na Cidade de Foz do Iguaçu-PR. Boas Vibrações a todos os atletas e Comissão Técnica no próximo desafio!
A nossa equipe também foi Vice-campeã Paulista de Maratonas Aquáticas, na cidade de Lins -SP, com uma equipe renovada, em formação, com muitos estreantes. "Novos valores promissores" somaram 414 pontos, nadaram braçadas a braçadas contra a Equipe do clube Círculo Militar, que somou 418 pontos.
“Estamos muito satisfeitos pelos resultados expressivos obtidos pelos novos integrantes da equipe de formação.
A Natação no Esperia é uma das modalidades que conta com recursos da Nova Lei Pelé, por meio de projetos aprovados pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC e isso tem contribuído muito para o crescimento da modalidade no Esperia”, comentou o  diretor de Natação do Clube, Cristiano Kapp.
No dia 28 deste mês, os nadadores irão disputar a 2° etapa do Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas, em São Bernardo do Campo.  Parabéns aos atletas, aos coachs Fábio Pereira e Anderson Shiga e ao diretor Cristiano Kapp pelos excelentes resultados.

Sobre o Comitê Brasileiro de Clubes
Desde janeiro de 2014, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC passou a fazer parte do sistema nacional do esporte, pela nova legislação esportiva conhecida como Nova Lei Pelé. A entidade recebe via Ministério do Esporte, 0,5% dos recursos das loterias da Caixa Econômica Federal.
O CBC coordena a distribuição dos recursos públicos única e exclusivamente para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes esportivos sociais. Para participar do processo de seleção, os clubes montam projetos de acordo com o edital de chamamento divulgado pelo CBC e, se aprovado, recebem o dinheiro.
Quanto aos projetos, a diretoria técnica é responsável por todas as fases da descentralização, desde a proposta de editais e suas fases para classificação na sequência, como também todas as fases do convênio – celebração, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas.
No Brasil, são os clubes os responsáveis pela formação de atletas de ponta. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, dos atletas brasileiros que participaram 77% eram de clubes. Em Londres, em 2012, esse número subiu para 87%. Além disso, o clube é local de relações sociais, culturais, recreativas, de lazer e educativas.

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on abr 05, 2017