Karate: Clube presta homenagem ao primeiro Sensei esperiota

O último sábado (29/07) foi um dia de muita emoção para o Departamento Esportivo do Clube. A diretoria de Karate do Esperia organizou uma belíssima homenagem surpresa à Ricardo D’Elia, primeiro Sensei do Clube e um dos principais nomes da modalidade no país. Mais de 80 pessoas estiveram presentes no evento que também contou com o apoio da Federação Paulista de Karate - FPK.
“Este é um momento histórico para o Clube. Reunimos hoje aqui a primeira geração de karatecas do Brasil, personalidades que escreveram a história do karate brasileiro e os principais destaques da atualidade. Há 42 anos, Ricardo introduziu a modalidade no Esperia. Desde então, já formamos mais de 100 faixas pretas. Ele é um ícone do Karate não só para o Clube, mas para todo o país”, comentou Wladimir Romic.
Além de ser o atual professor da modalidade no Clube, Romic, árbitro mundial e técnico da seleção brasileira universitária e escolar, iniciou sua pratica de Karatê com Ricardo no Esperia em 1975. Foi o primeiro faixa preta do Clube em 1978, hoje é 7º Dan e continua fazendo parte do Departamento de Karatê até hoje.
Convidado para acompanhar o treino de seus netos, Ricardo não fazia ideia da surpresa que o esperava. Em uma sala, karatecas de todo o país aguardavam a chegada do ídolo que foi ovacionado e não conteve as lágrimas. Logo em seguida, ele teve a oportunidade de ministrar um treino especial para atletas e ex-atletas, além de seu filho e netos.
“O Ricardo foi um dos maiores professores e também um dos fundadores da federação, além de ter sido o primeiro campeão Pan-Americano do Estado de São Paulo. Nós temos um respeito muito grande por ele e por tudo que ele representa para a entidade”, contou o Presidente da FPK, José Carlos de Oliveira. “Nossa parceria com o Esperia é muito importante, o Clube é um celeiro de atletas para a federação e só tem a crescer”, finalizou.
“A historia do karate do Brasil deve muito ao Ricardo. Sou da geração mais nova e sempre ouvi falar de todo o trabalho que ele desenvolveu. Literalmente abriu portas para mim, para que eu conseguisse chegar onde estou. O Karate é uma arte marcial milenar, uma ferramenta maravilhosa de transformação de vida e agora que foi incluído como modalidade olímpica, tenho certeza que vai crescer muito mais como esporte”, disse Douglas Brose, bi-campeão mundial de Karate.

Na sequência, todos os presentes puderam conferir uma exposição sobre a história de Ricardo por meio de fotos, vídeos, publicações e documentos disponibilizados pelo disponibilizadospelo Jornalista e Karateca Márcio Chaer , que contou com o apoio do Arquivo Histórico do Clube em sua montagem.
Logo após, foi realizada uma cerimônia onde o carateca recebeu uma homenagem das mãos do Presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Osvaldo Arvate Jr. Ricardo recebeu ainda o diploma de 8º Dan das mãos do Presidente da Federação Paulista de Karatê e foi informado que, o novo Centro de Treinamento de Karatê do Estado de São Paulo, adquirido recentemente em Campos do Jordão pela FPK, levará o seu nome.
“O Esperia não poderia deixar de homenagear um dos precursores do Karate no Brasil e no Clube. Sinto-me honrado e emocionado de poder fazer parte dessa história. Agradeço também a toda a diretoria do Esperia que nos apoiou na realização desse evento, além da Federação Paulista de Karate”, encerrou o Diretor de Artes Marciais do Clube, Ary Moliterno Jr.

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on ago 02, 2017

Comentários (4)

• Ricardo D'Elia

Ao grandioso Clube Esperia, meus melhores agradecimentos pela homenagem com que fui presenteado, um momento maravilhoso para a minha vida, e da minha família, onde pudemos sentir a consideração e o carinho de todos karatekas presentes.
    Minha passagem pelo Clube foi fundamental para minha carreira, como instrutor de Karate e professor de Educação Física, quando pude consolidar a minha conduta profissional.
    Aos amigos e ex-alunos Wladimir Romic e Osvaldo Arvate Jr.minha mais profunda amizade, e ao Ary Moliterno Jr. meu respeito pela sua atenção.
    Que DEUS abençoe nossas famílias.
    OSS!

• Osmar monteiro

Homenagem mais que merecida é realmente um ícone do Karate. Parabéns ao campeão Ricardo e aos karatecas que fazem brilhar o esporte no nosso clube. Um abraço a todos do presidente. Osmar

• Parabens pelo club e pelos os professores que dedicam seu tempo para os alunos.Sou mãe de um aluno Raony goncalves DE ATLESTIMO, e posso acompanhar o desenvovimento dele nos estudos atraves do atletismo..

• Casimiro de Almeida Barreto

Puxa vida !!! Muita saudade dessa turma. Do Ricardo D’Elia, do Wladimir Romic… Treinei aí entre 1978 e 1980, ainda no antigo Departamento de Karatê (hoje é sala de troféus???). Grande abraço para todos !!!