Esperiota conquista ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens

Entre os dias 20 e 25 de março, o país sediou, os Jogos Parapan-Americanos de Jovens e os resultados foram incríveis. Mais de 800 atletas de 13 a 20 anos de 19 países disputaram em São Paulo a maior e melhor edição do evento. Com 66 ouros, 41 pratas e 32 bronzes – em um total de 139 pódios – o Brasil foi o campeão da competição. O Clube Esperia também viu sua medalha de ouro chegar, a paratleta Camilly Gueff Cabral sagrou-se campeã, junto à seleção feminina de Voleibol Paralímpico.
Em uma dura disputa contra a equipe dos Estados Unidos, as brasileiras mantiveram a excelente campanha que mantinham desde a fase de classificação e venceram por por 3 sets a 0. “Foi um experiencia única, maravilhosa, nunca tinha vivido algo parecido. Estou muito feliz, nosso time lutou por essa medalha, treinamos muito e esse foi o resultado do nosso esforço. É sempre bom a gente lutar pelo nosso país”, conta Camilly ainda em êxtase pela conquista.
No Clube, a atleta conta com o apoio do técnico de Voleibol Paralímpico, Celso Bastos. “Tem sido incrível acompanhar a evolução no desempenho da Camilly. Ela só começou a praticar a modalidade há cerca de um ano e já está entre as melhores do país. Ela é muito humilde, dedicada e perfeccionista. Apesar de ter uma doença degenerativa que as vezes lhe causa muita dor, ela está sempre de bom humor e não se deixa abater”, diz Celso.
Trabalhando com atletas paralímpicos desde 2013, o técnico se orgulha em fazer parte de um dos poucos clubes na capital que investe no paradesporto. “Hoje temos no Esperia uma equipe feminina de Vôlei Sentado com 12 atletas com idades entre 18 e 45 anos. Poucos clubes no país investem no paradesporto e quando o fazem, normalmente disponibilizam apenas uma modalidade, ao contrário do Esperia que hoje conta com 5 modalidades paradesportivas. Isso aumenta a capacidade de renovação do Clube”, finaliza.
“Desde que tivemos nosso primeiro projeto aprovado pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, que coordena a distribuição de recursos públicos única e exclusivamente para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos, estamos determinados em investir cada vez mais. Os resultados nós temos acompanhando através do excelente desempenho dos atletas do Clube”, comenta o presidente do Esperia, Dr. Osmar Monteiro.
O presidente também ressalta que “Além do Voleibol Paralímpico, o Clube conta também com mais 4 modalidades paradesportivas: Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis em Cadeira de Rodas e Tiro com Arco. Além de formar atletas, o Clube busca investir também na capacitação de técnicos e profissionais para qualificar a mão de obra do esporte brasileiro”.

Sobre o Comitê Brasileiro de Clubes
Desde janeiro de 2014, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC passou a fazer parte do sistema nacional do esporte, pela nova legislação esportiva conhecida como Nova Lei Pelé. A entidade recebe via Ministério do Esporte, 0,5% dos recursos das loterias da Caixa Econômica Federal.
O CBC coordena a distribuição dos recursos públicos única e exclusivamente para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes esportivos sociais. Para participar do processo de seleção, os clubes montam projetos de acordo com o edital de chamamento divulgado pelo CBC e, se aprovado, recebem o dinheiro.
Quanto aos projetos, a diretoria técnica é responsável por todas as fases da descentralização, desde a proposta de editais e suas fases para classificação na sequência, como também todas as fases do convênio – celebração, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas.
No Brasil, são os clubes os responsáveis pela formação de atletas de ponta. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, dos atletas brasileiros que participaram 77% eram de clubes. Em Londres, em 2012, esse número subiu para 87%. Além disso, o clube é local de relações sociais, culturais, recreativas, de lazer e educativas.

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on abr 03, 2017