Esperia rumo a Tóquio

Os Jogos Olímpicos Rio-2016 e as Paralimpíadas foram um verdadeiro sucesso. Pudemos acompanhar de perto todo o esforço e dedicação dos nossos atletas que suaram a camisa buscando representar muito bem o nosso país. Para o Esperia foi um momento muito marcante. Após mais de 50 anos retornamos ao cenário olímpico com uma atleta do Clube participando dos Jogos Olímpicos e quatro paratletas esperiotas nas Paralimpíadas.
Buscando elevar o padrão e contribuir com a formação de atletas de ponta, no dia 26 dezembro de 2016 o Clube Esperia teve o projeto Esperia Rumo a Tóquio aprovado pelo Comitê Brasileiro de Clubes - CBC. A aprovação possibilitará investimento nas modalidades olímpicas: Atletismo, Basquete, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis e Tiro com Arco; e paralímpicas: Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis em Cadeira de Rodas, Tiro com Arco e Vôlei Sentado.
Para o desenvolvimento do projeto, serão contratados 44 profissionais, sendo 5 fisioterapeutas, 3 preparadores físicos e 36 profissionais de educação física e esporte. Os recursos para a realização deste projeto terão a duração de 4 anos, e destinam-se exclusivamente para o custeio de salários dos profissionais contratados.
“Para que um atleta tenha o melhor desempenho é de extrema importância que ele conte com o suporte de uma equipe técnica competente. A aprovação deste projeto (Projeto nº. 06/2016 – Convênio 93) nos possibilitará fortalecer ainda mais a excelente equipe que temos aqui no Clube”, comenta o presidente do Esperia, Dr. Osmar Monteiro.
Desde janeiro de 2014, o Comitê  Brasileiro de Clubes – CBC passou a fazer parte do sistema nacional do esporte, pela nova legislação esportiva conhecida como Nova Lei Pelé. A entidade recebe via Ministério do Esporte, 0,5% dos recursos das loterias da Caixa Econômica Federal, devendo investir única exclusivamente em projetos esportivos de clubes, visando a formação de atletas.
Para serem aprovados, os clubes deveriam se adequar às exigências legais e atender a requisitos cadastrais. Apto em todos os requisitos, o Esperia teve o seu primeiro projeto aprovado ainda em 2014 e desde então tem realizado a renovação e modernização de materiais e equipamentos das modalidades aprovadas nos projetos.
Para garantir toda a transparência no processo, além de prestar contas ao CBC, o Esperia disponibiliza em seu site todas as publicações sobre a utilização dos recursos no portal http://portal.esperia.com.br/site/institucional/convenios-cbc/ . Os arquivos podem ser acessados a qualquer momento, por quem entrar no site.
Vale lembrar que, no Brasil, são os clubes os responsáveis pela formação de atletas de ponta. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, dos atletas brasileiros que participaram 77% eram de clubes. Em Londres, em 2012, esse número subiu para 87%. Além disso, o clube é local de relações sociais, culturais, recreativas, de lazer e educativas.
Fique ligado em nosso site e redes sociais para acompanhar todas as novidades!

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on fev 09, 2017