Direto no Alvo: arqueiros do Esperia arrasam no III Outdoor FPAF e Copa SP 2017

O ano passado marcou o retorno do Esperia ao cenário Olímpico. Representado pela arqueira Marina Canetta Gobbi, o Clube voltou a figurar entre os principais centros de formação de atletas. Em 2017, os planos para formar atletas de ponta que possam representar o país nas principais competições esportivas do mundo continuam a todo vapor!
Desde que teve seu projeto de formação de atletas aprovado pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, o Esperia conta com recursos financeiros viabilizados por meio da Nova Lei Pelé, o que tem contribuído para o aprimoramento na formação de atletas de diversas modalidades.
“Hoje podemos nos orgulhar em ser referência na formação de arqueiros. Temos o objetivo de ampliar nosso stand, que já é considerado um dos maiores e mais modernos da América Latina e também estamos investindo na formação de paratletas da modalidade″, comenta José Coutinho, diretor do Departamento de Arco e Flecha do Esperia.
Recentemente, nossos arqueiros disputaram o III Campeonato Outdoor da Federação Paulista de Arco e Flecha, além da Copa São Paulo 2017 e os resultados foram expressivos. Destaque para os atletas do projeto de formação que conta com recursos do CBC: Enoque Esteban Suhan Kim, Elias Estaban Sujin Kim, Rafael Piaggi Portela, Felipe Del Guercio Francisco e Lucas de Camargo Mainente, além de nosso arqueiro Paralímpico Heriberto Rocca e de nossa atleta Olímpica, Marina Canetta.
Confira os resultados:

Elias Estaban Sujin Kim / 60 mts recurvo/ Prata
Rafael Piaggi Portela / 60 mts recurvo / Bronze
Sobre o Comitê Brasileiro de Clubes
Desde janeiro de 2014, o Comitê Olímpico Brasileiro – CBC passou a fazer parte do sistema nacional do esporte, pela nova legislação esportiva conhecida como Nova Lei Pelé. A entidade recebe via Ministério do Esporte, 0,5% dos recursos das loterias da Caixa Econômica Federal.
O CBC coordena a distribuição dos recursos públicos única e exclusivamente para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes esportivos sociais. Para participar do processo de seleção, os clubes montam projetos de acordo com o edital de chamamento divulgado pelo CBC e, se aprovado, recebem o dinheiro.
Quanto aos projetos, a diretoria técnica é responsável por todas as fases da descentralização, desde a proposta de editais e suas fases para classificação na sequência, como também todas as fases do convênio – celebração, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas.
No Brasil, são os clubes os responsáveis pela formação de atletas de ponta. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, dos atletas brasileiros que participaram 77% eram de clubes. Em Londres, em 2012, esse número subiu para 87%. Além disso, o clube é local de relações sociais, culturais, recreativas, de lazer e educativas.

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on mar 09, 2017