Departamento de GR promove Oficina de Artes Marciais

No sábado, dia  de abril, o Departamento de Ginástica Rítmica do Esperia realizou a primeira de muitas oficinas programadas para este ano. A Oficina de Artes Marciais - Kung Fu foi um sucesso! Nossa equipe de competição pode conhecer técnicas básicas e avançadas dessa arte milenar, sob a regência do Shifu Gustavo Capabianco e seus alunos Felipe e Estevan.  Além de aprender a movimentar o corpo sob uma outra perspectiva, o Shifu aproveitou o momento para orientar nossas atletas sobre práticas comportamentais antes e durante competições. O Departamento de GR agradece a disponibilidade e apoio do Shifu e seus alunos nessa parceria.
A Ginástica Rítmica no Clube é uma das modalidades que conta com recursos financeiros provenientes da aprovação do projeto de formação de atletas do Esperia, aprovado pelo Comitê Brasileiro de Clubes - CBC. No ano passado inclusive, nossas ginastas estrearam os novos equipamentos adquiridos que têm contribuído para a evolução das talentosas atletas esperiotas.
Sobre o Comitê Brasileiro de Clubes
Desde janeiro de 2014, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC passou a fazer parte do sistema nacional do esporte, pela nova legislação esportiva conhecida como Nova Lei Pelé. A entidade recebe via Ministério do Esporte, 0,5% dos recursos das loterias da Caixa Econômica Federal.
O CBC coordena a distribuição dos recursos públicos única e exclusivamente para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes esportivos sociais. Para participar do processo de seleção, os clubes montam projetos de acordo com o edital de chamamento divulgado pelo CBC e, se aprovado, recebem o dinheiro.
Quanto aos projetos, a diretoria técnica é responsável por todas as fases da descentralização, desde a proposta de editais e suas fases para classificação na sequência, como também todas as fases do convênio – celebração, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas.
No Brasil, são os clubes os responsáveis pela formação de atletas de ponta. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, dos atletas brasileiros que participaram 77% eram de clubes. Em Londres, em 2012, esse número subiu para 87%. Além disso, o clube é local de relações sociais, culturais, recreativas, de lazer e educativas.

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on abr 19, 2017

Comentário (1)

• A prática de Arte Marcial é incrível, a iniciativa é fundamental.