Atletismo – Esperia é Campeão Mundial Escolar

Entre os dias 24 e 30 de junho o atleta Vittor Souza e o técnico Marcelo Lima embarcaram para a França onde participaram do Campeonato Mundial Escolar de Atletismo. A competição, realizada pela ISF (International School Federation), a cada dois anos em diferentes cidades do mundo teve recorde de participação com 600 atletas de 28 países diferentes.
Vittor faz parte da nossa equipe de formação de atletas que conta com recursos financeiros descentralizados pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC e disputou representando nosso país enquanto Marcelo foi convocado para coordenar a Delegação Brasileira.
O atleta venceu os 110m sobre barreiras e também conquistou bronze no Salto em Distância, garantindo assim a melhor pontuação e a classificação de melhor atleta do evento, mostrando mais uma vez a excelência do Clube quando o assunto é formação de atletas de ponta.
“Ao final do evento escolheram um grupo de atletas, considerados os destaques do Campeonato, para competirem em provas preliminares no Meeting Internacional de Atletismo da Cidade de Nancy, e neste evento o Vittor voltou a ser campeão com o tempo de 13”55”, comenta o técnico Marcelo.
Parabéns Vittor e Marcelo!

Sobre o Comitê Brasileiro de Clubes
Desde janeiro de 2014, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC passou a fazer parte do sistema nacional do esporte, pela nova legislação esportiva conhecida como Nova Lei Pelé. A entidade recebe via Ministério do Esporte, 0,5% dos recursos das loterias da Caixa Econômica Federal.
O CBC coordena a distribuição dos recursos públicos única e exclusivamente para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes esportivos sociais. Para participar do processo de seleção, os clubes montam projetos de acordo com o edital de chamamento divulgado pelo CBC e, se aprovado, recebem o dinheiro.
Quanto aos projetos, a diretoria técnica é responsável por todas as fases da descentralização, desde a proposta de editais e suas fases para classificação na sequência, como também todas as fases do convênio – celebração, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas.
No Brasil, são os clubes os responsáveis pela formação de atletas de ponta. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, dos atletas brasileiros que participaram 77% eram de clubes. Em Londres, em 2012, esse número subiu para 87%. Além disso, o clube é local de relações sociais, culturais, recreativas, de lazer e educativas.

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on jul 05, 2017