Atletismo – equipe do Esperia corre atrás dos melhores resultados

Nos dias 11 e 12 de março, a equipe de Atletismo do Esperia participou da Etapa Regional Grande SP e SJC – Adulto Sub-20, realizada na Arena Caixa na cidade de São Bernardo do Campo – SP, e surpreenderam a todos. Além do Clube voltar a ter uma participação com uma equipe maior em etapas de competição de pista da Federação Paulista de Atletismo (FPA), os resultados foram animadores!
Na categoria Adulto Feminino nossas atletas alcançaram o 5º lugar na classificação geral e três se classificaram para a Etapa final, que acontecerá nos dias 15 e 16 de Julho, em São Bernardo do Campo. Beatriz Narita e a associada Mariana Prado Fontana se classificaram na prova dos 100m rasos, já Luisa Avezum se classificou na prova dos 200m rasos.
A categoria Adulto Masculino também mandou bem e teve como grande destaque a equipe de revezamento 4x100m conquistando a medalha de prata na competição. Ela foi composta pelo atleta da categoria Sub 18 Victor Hugo Santos, Leandro da Silva Brandão, Denis Ken Mori e Nelson Malafaia Junior. Além da medalha, a equipe também garantiu a classificação para a etapa final.
Já na categoria Sub-20, nossa equipe conseguiu bons resultados. O atleta Matheus do Carmo competiu nas provas 200m e 400m obtendo melhor resultado pessoal. Já o destaque ficou para Thiago Gonçalves dos Santos (Sub -18) que conseguiu se classificar para a etapa final na prova dos 1500m rasos. Na prova de 100m e salto em distância o atleta Victor Hugo Santos manteve os resultados da última temporada. Vale lembrar que os atletas da categoria Sub 18 fazem parte da equipe de formação do Clube, que conta com recursos financeiros disponibilizados pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.
Os treinadores esperiotas destacam a participação no torneio: “Além da boa participação de nossa equipe em termos de resultados pessoais, a mescla entre integrantes da categoria adulta e das categorias de base se mostrou muito eficiente para agregar experiência para nossos jovens atletas”, comentou Rui Barboza Neto.
Já Adriano Lescano destaca que “As categorias Sub 20 e Sub 18, tiveram um comportamento dentro das expectativas, obtiveram melhora em suas marcas e mostraram uma evolução para disputar o Campeonato Brasileiro Sub 20 (em abril) e o Campeonato Brasileiro Sub 18 (em junho) ”. Benilson Pereira completa “A temporada se inicia com grandes expectativas de evolução de técnica e resultados, pois nessa prova analisamos os componentes físicos que podem ser melhorados. Com base no Treinamento a Longo Prazo estamos dentro do planejado.” É o atletismo Esperia brilhando mais uma vez! Parabéns a todo o Departamento Esportivo, equipe técnica e aos nossos talentosos e promissores atletas!
Sobre o Comitê Brasileiro de Clubes
Desde janeiro de 2014, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC passou a fazer parte do sistema nacional do esporte, pela nova legislação esportiva conhecida como Nova Lei Pelé. A entidade recebe via Ministério do Esporte, 0,5% dos recursos das loterias da Caixa Econômica Federal.
O CBC coordena a distribuição dos recursos públicos única e exclusivamente para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes esportivos sociais. Para participar do processo de seleção, os clubes montam projetos de acordo com o edital de chamamento divulgado pelo CBC e, se aprovado, recebem o dinheiro.
Quanto aos projetos, a diretoria técnica é responsável por todas as fases da descentralização, desde a proposta de editais e suas fases para classificação na sequência, como também todas as fases do convênio – celebração, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas.
No Brasil, são os clubes os responsáveis pela formação de atletas de ponta. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, dos atletas brasileiros que participaram 77% eram de clubes. Em Londres, em 2012, esse número subiu para 87%. Além disso, o clube é local de relações sociais, culturais, recreativas, de lazer e educativas.

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on mar 23, 2017