José Luiz Ferrari: amor pelo esporte e dedicação ao Esperia

Na última quinta-feira, 23 de agosto, o Esperia perdeu seu Vice-Presidente Esportivo, José Luiz Ferrari, o suspiro derradeiro – enquanto jogava basquete, surpreendeu familiares e amigos com muita dor e tristeza. Não poderia ser diferente, foi ali mesmo, no seu Clube, que ele recebeu uma emocionante homenagem de seus entes queridos. Era visível o sentimento de fatalidade e pesar de todos, os testemunhos durante as orações, o ato final de recolhimento da bandeira esperiota, a saudação dos meninos do basquete, o cortejo até a saída eterna. Lágrimas e muitas lembranças ficarão para sempre em todos aqueles corações.

Aos 60 anos, deixou a esposa Lucia Lamanna Ferrari e três filhos: Pedro Jorge Ferrari, Lucas Lamanna Ferrari e Marina Lamanna Ferrari. Associado há mais de 50 anos, ele também deixa sua marca na história do nosso Clube.

Luiz entrou para a família esperiota ainda criança, aos 10 anos, como dependente de seu pai, José Ferrari, em 1964. Já nessa época iniciou sua carreira no esporte e no basquete, integrando nossa equipe. José Ferrari também foi Diretor de basquete e conselheiro do Clube, assim como o filho seria décadas mais tarde. O amor pelo Basquete passou de geração a geração na família Ferrari. O avô, o pai e o tio, Pedro e Lucas Ferrari também integraram o time esperiota com importantes conquistas, já Marina fez parta da equipe de vôlei.

“O Luiz iniciou suas atividades esportivas com 9 anos fazendo natação, um técnico da escolinha do basquete, Sr. Altevir Alinsk o convidou para fazer um teste no basquete e assim teve início a sua trajetória na modalidade. Ele jogou basquete por 10 anos e registrou algumas conquistas. Já adulto frequentava o Clube com sua família e seguiu os passos do pai integrando a diretoria do basquete competitivo por muitos anos”, conta o cunhado e ex-técnico do Esperia, Marcelo Silveira Ribeiro, casado com Madely Ferrari.

Arquiteto por formação, entrou para nossa galeria de colaboradores em 2002, quando foi nomeado auxiliar do diretor de basquete, cargo que ocupou até o ano de 2014. Em 2005 foi eleito membro efetivo do conselho deliberativo. Ocupou também o cargo de membro efetivo da comissão de obras (2008 a 2009) e em 2015 se tornou diretor de basquete, permanecendo no cargo até 2017. Foi eleito, no início deste ano como Vice-Presidente Esportivo, cargo que ocupou até seu falecimento.

Muito mais do que cargos, o amigo Ferrari ocupou um lugar especial no coração dos esperiotas. “Meu pai era muito brincalhão. Ele chegou a colar diversas carteirinhas do Clube que ele guardou ao longo dos anos apenas para que quando chegasse e pedissem a carteira na recepção, ele pudesse mostrar todas e brincar com os funcionários”, conta o primogênito, Pedro.

“Ele deixou lembranças de bons momentos que foram compartilhados não só pelo nosso relacionamento de amigos, de colegas de trabalho, de envolvimento quase que diário no Esperia (clube que sabemos que era quase uma extensão de sua casa). Foi muito mais, foram anos de amizade, nossos filhos, esposas, saídas frequentes nos finais de semana. Risadas... muitas risadas! Até porque não poderia ser diferente com ele. Agora o carinho, a consideração e a amizade continuam mais fortes e sinceros por essa família que ele construiu com tanto amor e o jeito Ferrari de ser.”, comentou o amigo e Vice-Presidente Patrimonial do Esperia, Luiz Felippe Lombardo.

“Ferrari levou até o seu último momento a paixão pelo esporte, inclusive foi esse amor pela prática esportiva, além da competência e carisma que me levaram a convidá-lo a ocupar o cargo de Vice-Presidente Esportivo do Clube. A mim cabe lamentar a perda de um grande amigo e colega de trabalho e agradecer a oportunidade que tive de conhecê-lo e conviver com ele. Neste momento, deixo aos familiares minhas condolências”, diz Osmar Monteiro, presidente do Esperia.

A Missa de Sétimo Dia será realizada nesta quinta-feira (30/08), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, próximo a estação de metrô Jardim São Paulo - Ayrton Senna. Endereço: Parque Domingo Luís, 273, Jardim São Paulo.

Camisa 8 do time de Basquete do Esperia, Ferrari carregou o amor pela modalidade durante toda a vida

Da esq. p/ dir.: Lucas, Lucia, Marina. José Luiz e Pedro Ferrari
Para brincar com os funcionários do Clube, Ferrari colou todas as carteirinhas que juntou ao longo dos anos

Por promenade / Administrator, bbp_participant on ago 30, 2018