Dúvidas? Entre em contato: (11) 2223-3310 / cadastro@esperia.com.br

Fique por dentro: A complexidade da gestão do Projeto de Formação Esportiva

Neste momento o Esperia desenvolve a segunda fase do edital 7, que prevê a aquisição de equipamentos esportivos

No Brasil, são os clubes os grandes encarregados da missão de formar atletas e paratletas para representarem nosso país nas maiores competições esportivas do mundo. Aqui no Esperia temos contribuído para o esporte brasileiro desde a fundação do Clube, há 120 anos, e nos orgulhamos de nossas conquistas esportivas. Sabendo que os clubes são ferramenta essencial e contribuem de forma decisiva na formação de base esportiva nacional, em 2014 a legislação brasileira foi alterada e desde então uma parcela da arrecadação das loterias federais é destinada ao Esporte Brasileiro e ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.

Para atingir os objetivos de formação de atletas junto aos clubes, o CBC elabora editais de chamamento, para que os clubes filiados a entidade apresentem projetos para o recebimento de recursos ou benefícios para a formação de atletas. O Clube Esperia participa diretamente desses Editais, desde o início do projeto e até o momento já teve aprovados mais de 17 milhões em investimentos diretos e mais de 2 milhões em benefícios, tudo destinado exclusivamente para a formação de atletas.

Você pode inclusive, ler a reportagem sobre os editais e valores aprovados clicando aqui https://clubeesperia.com.br/esportes/clube-esperia-e-cbc-transparencia-e-compromisso-com-a-formacao-de-atletas/

O processo para participar em um edital é longo e passa pelas seguintes fases: apresentação, análise, aprovação, execução e prestação de contas. Para exemplificar a complexidade, neste momento estamos em execução do Edital 7, destinado a aquisição de equipamentos esportivos e a participação em Campeonatos Brasileiros InterClubes - CBIs. O início desse projeto foi em 21 de dezembro de 2016 e ele foi dividido em duas fases: a primeira incluía participar e sediar os CBIs e a segunda fase a aquisição de equipamentos.

As aprovações da primeira fase ocorreram em setembro de 2017, com a participação efetiva de nossas equipes em CBIs e com o Esperia sediando competições de Tênis e Tênis de Cadeira de Rodas. Havia uma competição de atletismo Sub-20 prevista que não chegou a ser realizado, por questões do CBC e da CBAt. Esse projeto foi aprovado o valor de R$ 2.167.783,61, e não houve repasse de valor ao Clube, somente os benefícios aos atletas, como passagens aéreas e hospedagem para os CBIs e o pagamento direto das equipes técnicas das Confederações.

A segunda fase do Edital 7 se referia  a aquisição de materiais esportivos, mas foi prejudicada pela Medida Provisória 841, em 11 de junho de 2018. Essa medida provisória, tomada pelo presidente Michel Temer, retirou todos os recursos do esporte que eram financiados pelas Loterias Esportivas e repassou para o Fundo de Segurança Pública. Nesse momento, todos os Editais e repasses financeiros foram suspensos.

Uma ampla rede de mobilização pelo Esporte surgiu nesse momento para reverter essa Medida Provisória. Em 31 de julho de 2018, foi publicada a MP 846 que restabelecia os recursos para o Esporte, e para os Clubes Esportivos. Em 12 de dezembro de 2018, a MP 846 foi convertida para a LEI 13.756, que está em vigência desde então. Somente a partir da nova MP, foi possível retomar as atividades de fomento ao esporte, e o CBC atualizou o Edital de Projeto nº 07/2017, seguindo a nova legislação e os novos Regulamentos de Descentralização de Recursos, Integração, de Compras e Contratações e uma série de outras alterações pertinentes.

A partir desse novo edital, o cronograma previa a apresentação de projetos para aquisição de equipamentos esportivos com data limite de 28 de janeiro de 2019. Dessa forma, o Esperia elaborou o projeto para aquisição de equipamentos esportivos, o mesmo foi analisado em 13 de março de 2020 e obteve o Termo de Execução Homologado com o valor de R$ 2.651.910,40 e em 12 de maio de 2020 o mesmo projeto obteve o referendamento  da Seleção e Aprovação da Segunda Fase do Edital de Chamamento de Projetos nº 7, pela Diretoria do CBC.

Em 21 de maio de 2020, o Esperia recebeu a Ordem de Início e as orientações para aquisição dos materiais esportivos, que devem obedecer ao Regulamento de Compras e Contratações do CBC e com prazo de aquisição de até 1 ano da Ordem de Início. Por conta da pandemia, o CBC divulgou em 03 de junho uma Resolução, alterando os prazos de aquisição e divulgando um novo cronograma para a realização dos Pregões Eletrônicos, estabelecendo que os procedimentos de organização das licitações deveriam finalizar em 10 de julho e todos os processos licitatórios finalizassem em 25 de setembro e a entrega dos materiais em 20 de outubro.

Essa nova resolução, alterou o planejamento inicial realizado, e coincidiu com a reabertura dos clubes. O Clube realizou os Pregões Eletrônicos para aquisição dos materiais esportivos previstos nos projetos, com total transparência, isenção e economia dos recursos públicos, e até o momento obteve as seguintes informações:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Restam ainda algumas finalizações de processo, e em breve todos os equipamentos estarão disponíveis para uso no Clube. Os recursos provenientes da economia das aquisições, ao final do processo, serão devolvidos ao CBC. Como detalhado ao longo da matéria, o processo de utilização de Recursos Públicos é longo, burocrático e altamente regulamentado. Toda a utilização do recurso é acompanhada em tempo real por analistas externos e auditada em tempo real pela equipe do CBC. O Esperia se orgulha dessa excelente parceria que possibilita manter o parque esportivo atualizado e o desenvolvimento secular na promoção e desenvolvimento esportivo de nosso País.

Lembramos que estamos sempre disponíveis para sanar quaisquer dúvidas de nossos associados quanto aos projetos, enviando perguntas e questionamentos para o email projetos@esperia.com.br, e você pode acompanhá-los por meio da aba “transparência”, em nosso site.

Diretoria Clube Esperia

Sobre o Autor

Por promenade / Editor, bbp_participant, author, contributor on set 24, 2020

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content