Esperia é homenageado durante Congresso Brasileiro de Clubes

Durante o evento, o navegador Amyr Klink relembrou a época na qual fez parte da equipe de Remo do Clube

No dia 30 de abril a diretoria do Esperia participou do Congresso Brasileiro de Clubes, realizado pela Federação Nacional dos Clubes do Brasil - FENACLUBES, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC e do SINDI-CLUBE.  O objetivo do evento, considerado o maior e mais importante do segmento clubístico no país, foi reunir presidentes e dirigentes dos clubes, autoridades e personalidades de destaque, além de grandes nomes do esporte brasileiro e artistas renomados no cenário nacional e internacional.
“Sempre me disponho a participar de qualquer ação que possa contribuir para o aprimoramento da nossa gestão. Durante os congressos temos a oportunidade de acompanhar palestras e debates que abordam a inovação, superação de desafios e ética na administração clubística. Além disso, aproveitamos para trocar experiencias e compartilhar conhecimento com dirigentes de outros clubes brasileiros”, comenta o presidente do Esperia, Dr. Osmar Monteiro.

Diretoria do Esperia ao lado de Amyr Klink

Entre os presentes no evento, o destaque ficou com o velejador Amyr Klink, que durante sua palestra, relembrou a época na qual fez parte da equipe de remo do Esperia.  Entre 1974 e 1980, o esperiota Amyr treinava na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo – onde ele se preparou para a Travessia do Atlântico Sul a remo – representando o nosso Clube.
“Ficamos todos muito emocionados ao ver o carinho que o Amyr nutre pelo Esperia e muito honrados em fazer parte da história de um dos grandes destaques do esporte brasileiro. Em 1984, ele foi a primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo e toda a preparação para essa conquista ele fez representando o nosso Clube”, diz Osmar.
As emoções não pararam por aí, durante o congresso o Esperia recebeu a homenagem “Clube TOP 100 – 2017”, da Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES.  O prêmio foi entregue aos clubes que mais se destacaram no ano, entre os milhares de Clubes brasileiros, e que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da comunidade e da sociedade na qual estão inseridos por meio de ações esportivas, sociais, culturais e de lazer.
“Mais uma vez figuramos na lista dos 100 clubes que mais se destacaram no país. Nos alegra o reconhecimento do árduo trabalho que temos desenvolvido no Esperia. Aproveito para parabenizar toda a nossa diretoria, colaboradores, atletas e associados sem os quais seria impossível prosseguir com os projetos de evidenciar ainda mais a excelência do nosso Clube”, finaliza o presidente.
Sobre o Comitê Brasileiro de Clubes
Desde janeiro de 2014, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC passou a fazer parte do sistema nacional do esporte, pela nova legislação esportiva conhecida como Nova Lei Pelé. A entidade recebe via Ministério do Esporte, 0,5% dos recursos das loterias da Caixa Econômica Federal.
O CBC coordena a distribuição dos recursos públicos única e exclusivamente para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes esportivos sociais. Para participar do processo de seleção, os clubes montam projetos de acordo com o edital de chamamento divulgado pelo CBC e, se aprovado, recebem o dinheiro.
Quanto aos projetos, a diretoria técnica é responsável por todas as fases da descentralização, desde a proposta de editais e suas fases para classificação na sequência, como também todas as fases do convênio – celebração, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas.
No Brasil, são os clubes os responsáveis pela formação de atletas de ponta. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, dos atletas brasileiros que participaram 77% eram de clubes. Em Londres, em 2012, esse número subiu para 87%. Além disso, o clube é local de relações sociais, culturais, recreativas, de lazer e educativas.

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on maio 04, 2017