Dia do Rio Tietê

Em novembro de 1899, o Clube Esperia, um dos mais tradicionais da capital paulista, era fundado às margens do Rio Tietê. Desde então a história do rio mais famoso de São Paulo e do Clube seguiram entrelaçadas. No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia do Rio Tietê e no Esperia a data é celebrada com muita alegria.

“Dois fatos curiosos que muita gente não sabe: o Esperia originalmente foi fundado à margem esquerda do Rio Tietê. Em 1903 o Clube mudou sua sede para a margem direita do Rio, local que ocupa até hoje. O Clube também teve seu nome alterado, em 1942 passou a se chamar Associação Desportiva Floresta, por conta da 2ª Guerra Mundial, e em 1965 voltou a se chamar Esperia”, conta o historiador e coordenador do Departamento de Arquivo Histórico do Clube Esperia, André Bertin.

Na época de sua fundação o Esperia não tinha piscina, sendo assim, era o Rio Tietê o palco das competições de nado e regatas. As margens do rio famílias se reuniam para assistir as competições, fazer piqueniques e é claro, nadar no então límpido rio.

Na década de 50, o associado do Clube Esperia, Vital Costa integrava a equipe de Remo. “Tenho tantas boas lembranças dessa época. Momentos especiais que vivi tanto como atleta, como ao lado dos meus familiares desfrutando de momentos de lazer às margens do Rio. Hoje conto as histórias para meus netos e eles têm dificuldade de acreditar”, diz Vital.

O Esperia foi pioneiro na realização de regatas no Tietê e possui em seu Arquivo Histórico um grande acervo de imagens raras, troféus, medalhas, documentos, jornais e revistas da época. “Estamos sempre de portas abertas para quem quiser fazer uma visita ao nosso arquivo e ver de perto as relíquias que preservamos por aqui”, convida André Bertin.

Para agendar uma visita ao Arquivo Histórico do Clube, entre em contato pelo e-mail arquivohistorico@esperia.com.br ou pelo telefone: 2223-3358.

Equipe de Remo do Esperia, Vital Costa em destaque com a camiseta do Clube

Por promenade / Editor, bbp_participant, author, contributor on set 17, 2019