Clube Esperia sedia campeonato de Tênis em Cadeira de Rodas

Entre os dias 1° e 4 de março (quinta a domingo) o Clube Esperia, na Zona Norte de São Paulo, sediará a primeira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis em Cadeira de Rodas, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC e pela Confederação Brasileira de Tênis.  A competição reunirá atletas de diversos clubes brasileiros e contará pontos para o ranking brasileiro.
“Há três anos o Clube Esperia se tornou o único clube brasileiro com 5 modalidades paraolímpicas em sua grade esportiva e hoje somos referência no assunto.  Com o apoio do CBC temos elevado o nível dos atletas paraolímpicos brasileiros e é uma honra poder sediar mais um grande evento do paradesporto”, comenta Osmar Monteiro, presidente do Esperia.
Além de sediar os jogos, o Esperia também contará com 8 tenistas representando o Clube na competição. Além de pontuarem para seus rankings individuais, os tenistas marcarão pontos para o clube pelo qual jogam. Será disputada a categoria Masculina Principal, Junior e Duplas. A segunda etapa da competição acontecerá de 28 a 31 de março no Espirito Santo.
Sobre o Comitê Brasileiro de Clubes
Desde janeiro de 2014, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC passou a fazer parte do sistema nacional do esporte, pela nova legislação esportiva conhecida como Nova Lei Pelé. A entidade recebe via Ministério do Esporte, 0,5% dos recursos das loterias da Caixa Econômica Federal.
O CBC coordena a distribuição dos recursos públicos única e exclusivamente para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes esportivos sociais. Para participar do processo de seleção, os clubes montam projetos de acordo com o edital de chamamento divulgado pelo CBC e, se aprovado, recebem o dinheiro.
Quanto aos projetos, a diretoria técnica é responsável por todas as fases da descentralização, desde a proposta de editais e suas fases para classificação na sequência, como também todas as fases do convênio – celebração, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas.
No Brasil, são os clubes os responsáveis pela formação de atletas de ponta. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, dos atletas brasileiros que participaram 77% eram de clubes. Em Londres, em 2012, esse número subiu para 87%. Além disso, o clube é local de relações sociais, culturais, recreativas, de lazer e educativas.
Data: 1° e 4 de março
Horário: a partir das 8h