Atletismo: Mais um esperiota na seleção

Vittor Matheus, garantiu uma vaga na seleção

Recém-chegados na equipe de Atletismo do Esperia, os corredores Vittor Matheus e Alexandre Galassi, que fazem parte do projeto de formação do Clube que conta com recursos descentralizados pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, já mostraram que vieram com tudo!
Vittor Matheus, da equipe Sub 20 suou a camisa e mostrou que toda a dedicação e esforço compensam. Ele sagrou-se Campeão Brasileiro (CBAt) e conquistou a almejada vaga na seleção brasileira.  Em Junho ele participará de dois eventos internacionais defendendo o Brasil. Nos dias 03, 04 e 05, em Georgetown (Guyana Inglesa), o atleta disputará o Campeonato Sul-americano Sub 20.
Já entre os dias 24 e 30 ele participará do Campeonato Mundial Escolar na cidade de Nancy na França, nas provas 110m sobre barreiras e Salto em Distância. Para este evento, o atleta garantiu a vaga em virtude da conquista do título de Campeão Brasileiro Escolar na cidade de Porto Alegre, no ultimo dia 28 de maio. Nesta mesma ocasião Vittor foi eleito o atleta com melhor Índice Técnico.
Alexandre Araújo Galassi, também se destacou. O atleta da equipe Sub 23, disputou e venceu o Campeonato Estadual Fase Regional, em Campinas na prova de 200mts rasos.  Na sequência ele garantiu mais duas medalhas de prata no Campeonato Estadual Universitário, uma na categoria 200mts e outra nos 100mts rasos. Vale ressaltar que nos campeonatos universitários o atleta representa a Unisanta.

À esquerda o técnico Marcelo Lima ao lado de Alexandre Galassi

“Tanto o Vitor quanto o Alexandre vieram para o Clube com a oportunidade de integrar um projeto de formação de atletas e poder participar de competições de expressão nacional e têm obtido excelentes resultados. Tenho certeza que o projeto de formação de atletas do Clube, aprovado pelo CBC, vai contribuir para o esporte brasileiro de uma forma muito significativa. Não falta dedicação, garra e força de vontade para esta equipe”, comenta o técnico de Atletismo do Esperia, Marcelo Lima.
Sobre o Comitê Brasileiro de Clubes
Desde janeiro de 2014, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC passou a fazer parte do sistema nacional do esporte, pela nova legislação esportiva conhecida como Nova Lei Pelé. A entidade recebe via Ministério do Esporte, 0,5% dos recursos das loterias da Caixa Econômica Federal.
O CBC coordena a distribuição dos recursos públicos única e exclusivamente para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes esportivos sociais. Para participar do processo de seleção, os clubes montam projetos de acordo com o edital de chamamento divulgado pelo CBC e, se aprovado, recebem o dinheiro.
Quanto aos projetos, a diretoria técnica é responsável por todas as fases da descentralização, desde a proposta de editais e suas fases para classificação na sequência, como também todas as fases do convênio – celebração, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas.
No Brasil, são os clubes os responsáveis pela formação de atletas de ponta. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, dos atletas brasileiros que participaram 77% eram de clubes. Em Londres, em 2012, esse número subiu para 87%. Além disso, o clube é local de relações sociais, culturais, recreativas, de lazer e educativas.

Por mktmasters / Administrator, bbp_keymaster on maio 31, 2017