Na 1ª edição da São Silvestre, realizada em 1925, Alfredo Gomes, atleta do Clube Esperia, entrou para a história como o primeiro campeão da corrida e o Clube mantêm em seu acervo de relíquias a taça conquistada por ele, assim como fotos antigas de Alfredo.

A 1ª edição da Corrida de São Silvestre é nossa! Em 1925…

A histórica relação entre o Clube Esperia e a Corrida de São Silvestre

Primeiro brasileiro e primeiro estrangeiro a vencerem a corrida eram atletas do Clube

No ano de 2020 uma nova realidade se impôs a todos. Pela primeira vez na história o Clube Esperia, que completa 121 anos, teve de fechar suas portas, assim como a mais tradicional corrida de rua do Brasil, a São Silvestre, não acontecerá este ano. “É impossível falar da São Silvestre sem citar a contribuição histórica do Esperia para esta, que é a mais famosa prova do país”. Diz o historiador do Clube André Bertin.

Alfredo trabalhava como eletricista na Companhia Telefônica e em seus momentos de lazer dedicava-se à sua paixão: a corrida. Para vencer, o atleta concluiu um percurso de 6,2 mil metros em 23min10s.

Até a sua 20ª edição a Corrida Internacional de São Silvestre era disputada somente por brasileiros. A partir de 1945 assumiu caráter internacional o que possibilitou que outro corredor do Esperia vencesse a prova. O italiano Heitor Blasi realizou o percurso de 6,2 mil metros em 23min.

O atleta conheceu Alfredo Gomes nas Olimpíadas de Paris em 1924, e foi convidado por ele para integrar a equipe de corredores do Clube. Na Itália, Heitor Blasi já havia vencido diversos campeonatos em 1919, 1920, 1921 e 1923. A Federazione Italiana de Atletica Leggera, conferiu a ele o diploma de Campeão da Itália.

Juntos, Alfredo Gomes e Heitor Blasi se alternaram em conquistas pelo Clube como: “Volta de São Paulo (Prova Estadinho), “Urbino Taccola”, “Volta de Campinas”, “Corrida Rústica Fanfulla” e “São Silvestre”.  Alfredo Gomes e Heitor Blasi são Bicampeões da São Silvestre pelo Esperia.

Entrevista para a TV Gazeta / Matéria especial sobre a Corrida de São Silvestre publicada em 31/12/2020.

Link para assistir a matéria completa:  https://www.youtube.com/watch?v=ra7o8aCfOHA&feature=youtu.be

Entrevistados: André Bertin / Historiador do Clube Esperia

Walter Gomes / Neto do esperiota Alfredo Gomes.

Crédito: TV Gazeta / Arquivo Histórico Clube Esperia / Família Sr. Alfredo Gomes

Por promenade / Editor, bbp_participant, author, contributor on jan 11, 2021