Clube Esperia recebe visita de historiadores da Sociedade Esportiva Palmeiras

Nesta semana, o Clube Esperia recebeu a visita dos historiadores da Sociedade Esportiva Palmeiras, Julio César Ragazzi e Miro Moraes, e o historiador, Fábio Marcello. O encontro vem em retribuição a entrega do Livro Centenário do Esperia ao acervo do Palmeiras.

Esta foi também uma oportunidade de apresentar a estrutura do Esperia aos visitantes, assim como o nosso Arquivo Histórico e todo o acervo de troféus.

O encontro teve a presença do vice-presidente, Geraldo Lessa Soares, do presidente do Conselho Deliberativo, Francisco Antunes e do coordenador do Arquivo Histórico esperiota, André Bertin.

Confira abaixo na íntegra o material do Arquivo Histórico sobre curiosidades entre Palmeiras e Esperia.

Dentre as várias contribuições da colônia italiana para a sociedade brasileira e principalmente para São Paulo, temos a fundação do Clube Esperia e a Sociedade Esportiva Palmeiras (Palestra Itália). Disse um dia o Conde Francesco Matarazzo que reproduziu uma frase dizendo ser de autoria de um amicci: “ Se o Brasil é filho de Portugal, São Paulo é Filha da Itália”.

Esses dois Clubes oriundi, protagonizaram uma linda história de grandes conquistas em suas trajetórias esportivas. No setor administrativo, não por acaso, tivemos dois presidentes de diretoria que foram, em momentos diferentes, tanto presidentes do Esperia como também da Sociedade Esportiva Palmeiras. Foi o caso de Menotti Falchi e Ludovico Bacchiani.

Também tivemos no Clube Esperia o associado Cav. Francesco De Vivo, que foi presidente do Palestra Itália durante quatro gestões. O Cav. Francisco De Vivo aparece em nossos documentos pela primeira vez em 1918, como sócio-fundador. Acreditamos que Francesco tenha permanecido no Clube Esperia até o início da década de 30, onde ocupou anteriormente por alguns anos o cargo probiviri na administração e por último o do Conselho Superior do Clube Esperia.

No Clube Esperia, Menotti Falchi, foi o segundo presidente do Clube logo após a sua fundação em 1º de novembro de 1899, sendo presidente da diretoria de 1903 a 1905, como de 1918 a 1919. Já Ludovico Bacchiani, foi presidente de 1922 a 1923.

Na Sociedade Esportiva Palmeiras (Palestra Itália), fundada em 26 de agosto de 1914, Cav. Francesco De Vivo, foi presidente da Diretoria de 1915 a 1916, de 1923 a 1925, de 1925 a 1926 e 1927; Ludovico Bacchiani, foi presidente do Palestra Itália em 1916 e de 1917 a 1918 e Menotti Falchi, de 1919 a 1920.

O presidente Menotti Falchi, teve um papel relevante tanto na administração do Clube Esperia, como no Palestra Itália. No Clube Esperia, em sua gestão, em face da saída do Clube da Chácara da  Floresta, pois a mesma tinha sido vendida ao Sr. Alberto Menezes Borba, presidente do Club de Regata São Paulo, a diretoria solicitou à prefeitura, em fevereiro de 1904, a cessão da área onde estamos até hoje. O pedido só foi oficialmente aprovado em maio daquele ano.

Todos os esperiotas ficaram felizes e igualmente agradecidos ao prefeito de São Paulo, Antonio da Silva Prado, demonstrando sua estima à causa do esporte. Em tempo recorde a sede foi construída,  em 2 de outubro de 1904 o presidente Menotti Falchi,  organizou uma grande festa esportiva para solenemente inaugurar a nova sede social. Ali estava se concretizando o sonho. Vieram personalidades oficiais do Estado e até representantes de vários clubes, bem como a imprensa.

No Palestra Itália, desde 1917 os palestrinos utilizavam o campo de futebol do Parque Antártica para seus treinos e jogos. Propriedade da Cia. Antártica Paulista, com o crescimento contínuo do clube, os palestrinos logo demonstraram grande interesse em adquirir o local, iniciando demorados entendimentos com a empresa proprietária. Finalmente, em 27 de abril de 1920, o presidente do clube Menotti Falchi, assinou a escritura de compra do terreno, vendido por 500 contos de réis. Concretizava-se assim, o grande sonho, agora dos palestrinos.