Aprenda a beber café de maneira saudável
O café já faz parte do dia a dia do brasileiro. Seja no café da manhã, depois do almoço ou em vários momentos do dia. No entanto, deve-se prestar atenção para a quantidade de consumo.
Segundo especialistas, o recomendável é no máximo quatro xícaras pequenas diárias, que além do prazer da degustação, podem trazer diversos benefícios à sua saúde.
Alguns estudos comprovam que café previne demências e até mesmo Alzheimer, estimulando a atenção, a concentração, a memória e o aprendizado e auxiliando no combate à depressão.
Benefícios do consumo moderado:
– Prevenção de doenças
Problemas como mal de Parkinson, depressão, diabetes, cálculos biliares, câncer
de cólon e consumo de drogas, como o álcool podem ser prevenidos com o consumo de café.
– Desenvolvimento pessoal
Melhora da atenção e, consequentemente, do desempenho pessoal.
– Coração saudável
Segundo pesquisas, ao contrário do que se pensava, o café pode fazer bem ao coração.
– Corpo saudável
Ingestão de vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
– No sangue
Melhora da taxa de oxigenação do sangue.
– Cálcio
O consumo moderado de café não interfere na absorção do cálcio e não causa osteoporose.
– Melhora nos esportes
Melhora do desempenho na prática de esportes, devido às propriedades antioxidantes da bebida, que combatem os radicais livres.
– Não favorece outras doenças
Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de café.
Mas, atenção!
Por outro lado, a ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e falta de sono.
Malefícios do consumo exagerado:
– Enfraquecimento do organismo
O exagero do café faz com que o organismo perca sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como as do complexo B e alguns minerais e aminoácidos.
– Cafeína
Altas doses de cafeína podem ser letais ao ser humano, pois excitam demasiadamente o sistema nervoso central, afetando reflexos medulares.
– Redução da oxigenação dos neurônios
O café reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
– Ácido clorídrico
O café provoca uma maior secreção do ácido clorídrico, agravando úlceras e gastrites.
– Aumento da ansiedade e estresse
Segundo pesquisadores, o consumo exagerado de café resulta em lapsos de concentração e ajuda a aumentar o estresse e a ansiedade.